31 agosto 2010

Enquanto pôde, a Desculpa assumiu uma Culpa que não era dela.

Temos que trabalhar e isentar o Clube Atlético Mineiro de tudo, porque ele não tem culpa de nada. A culpa maior é minha, porque sou o técnico, e também dos jogadores. Nós somos os responsáveis. O clube hoje oferece toda a condição para o profissional poder trabalhar e é o que nós estamos fazendo. Não temos nenhum tipo de problema (relacionado ao clube), a não ser o de ordem técnica.” Declaração de Vanderlei Luxemburgo após a partida contra o Palmeiras, no domingo passado 28.08.10 em Ipatinga.

"Em um momento de dificuldades não adianta direcionar as coisas. Todos têm de assumir a responsabilidade, nós colocamos o Atlético nesta situação", afirmou Ricardinho, que pediu mais trabalho para recuperar a equipe. "Temos de trabalhar para reverter isso, não temos mais desculpas para dar".


Encerra-se o repertório de desculpas, e passa-se a direcionar a culpa.

Desculpa: Ação de desculpar ou de se desculpar. Razão ou motivo para atenuar ou eximir da culpa; justificativa. Escusa; pretexto. Indulgência, perdão.

Culpa: Ato ou omissão repreensível ou criminosa; falta voluntária, delito, crime. Responsabilidade por semelhante ato.

Em ordem contrária, Vanderlei Luxemburgo declara ser culpado junto aos jogadores por essa fase lamentável que vive o nosso time do coração. Defino como ordem contrária, pois viemos escutando “desculpas” esfarrapadas ou fundamentadas desde o início do Campeonato Brasileiro sem que seja em hora alguma, indicado um responsável que assumisse a culpa e assim ressarcisse o Clube Atlético Mineiro pelos péssimos resultados. Por que no Campeonato Mineiro a defesa, por exemplo, (hoje considerada a mais vazada) já mostrava a necessidade de melhora no elenco e estratégia. Mas o troféu de Campeão Estadual 2010 parece ter mascarado muita coisa no time do Galo, inclusive bons jogadores.

Enquanto pôde, a Desculpa assumiu uma Culpa que não era dela.

A desculpa inicial foi o entrosamento insuficiente em uma equipe nova sendo testada em pleno Campeonato Brasileiro. O que não deveria ser feito nunca, ainda mais depois de uma pausa durante a Copa do Mundo. O que foi produzido nesse intervalo? O entrosamento com a capital mineira?

Escutamos também após recorrentes derrotas que a arbitragem foi um adversário a mais em campo. Mas sobre-salto que o time deveria estar preparado para superar adversidades tão comuns aos outros times. Se o pênalti foi marcado injustamente, por que um goleiro que treina a semana inteira só pra defender um gol, não consegue fazer uma mísera defesa? Defesa obrigatória na minha concepção e na maioria dos torcedores, pois temos ciência e Vanderlei Luxemburgo confirma que “o clube hoje oferece toda a condição para o profissional poder trabalhar” agora diante dos resultados, difícil enxergar que existe ali um trabalho sério, aliás trabalho algum que seja.

Reforma do Mineirão. “É o maior problema que o futebol mineiro está enfrentando. Nunca jogamos em casa.” Vanderlei Luxemburgo em entrevista para o Globo Esporte. Nem o Atlético nem o Rival. Estamos todos jogando fora do Mineirão, e ainda sim a torcida comparece. Contra o Rival Celeste, o mando de campo na Arena do Jacaré, foi do Galo. E aí? A torcida estava presente em Sete Lagoas assim como estaria se o jogo fosse em BH. Temos idéia que a proporção é menor, mas não tinha um torcedor do Cruzeiro sequer na Arena aquele dia, e o “time de fora” levou a melhor mais uma vez...

Diante dessa saraivada de desculpas para as desastrosas partidas, Luxemburgo assume a culpa junto aos jogadores pela situação crítica em que colocaram o Clube Atlético Mineiro. Parece ser um primeiro passo à recuperação, mas pode ser também a continuação dos largos passos em direção à temerosa segunda divisão. Mais uma vez quem define o destino do Galo não é o entrosamento falho, ou a arbitragem injusta e muito menos a reforma do Mineirão. Enfim foi dado nome aos bois e esses mesmos que o afundaram em lástimas, que tenham a hombridade de recuperar a integridade do Clube Atlético Mineiro que foi lesada por profissionais que não entenderam o significado dessa instituição para nós atleticanos.

Sugiro que antes de saírem de casa em direção ao CT do Galo para os treinamentos diários, leiam com atenção, a mesma atenção que destinaram ao assinar o contrato com o Galo, leiam o nosso hino. Para que vocês possam identificar a empresa a qual vocês prestam serviço. E assim serem justos aos salários e à torcida que mesmo suportando toda essa crise, não merece nenhum dia de sua vida presenciar o futebol preguiçoso que tem visto nessa temporada.

Futebol é a nossa Cultura, o Galo a minha paixão!


14 comentários:

  1. Júlia, texto estupendo, parabéns!
    Duas considerações:
    1ª: É bom que se saiba que jogar em casa não quer dizer somente em relação à torcida, mas a todo o ambiente que acerca, dimensões do campo, tipo de gramado, clima, aspecto do estádio, disposição e acomodação dos vestiários, questões psicológicas de segurança, proteção e superioridade, etc... Infelizmente, isso tudo influencia, embora não seja preponderante para o êxito.
    2ª: Coloque sua paixão (ao final do texto) com P maiúsculo!
    Futebol – Paixão e Profissão
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. só o título já seria um texto eprfeito.
    A Quinta-feira no dependerá do resultado de quarta.
    .
    Abraço
    Fael Lima
    www.camisadoze.net

    ResponderExcluir
  3. Amigaaaa como você é chique!! Não esperava tanto talento!! Isso sai da sua alma atleticana, só pode!! Só falta o galo corresponder ao nosso amor, né?!

    Tá muito bacana esse post!
    Continue assim querida!
    Bjooss

    Gleyce

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto, Júlia. E bastante objetivo naquilo q vc defende. Parabens. Pensamos parecido. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Texto brilhante com o qual concordo em muitos aspectos. O GALO é uma paixão quase incontrolável e é muito bom que existam pessoas que possam ver com clareza os fatos e escrever sobre os mesmos com lucidez.

    ResponderExcluir
  6. Esse time do Galo anda brincando com fogo! E a situação está ficando cada dia mais preta, se não acordar à tempo de reverter esse processo, a casa pode vir a rui novamente. Perder tempo procurando desculpas não é mesmo o melhor caminho!!

    Post genial! Parabéns por ter se superado mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  7. Prezada Júlia, em seu tão esperado pronunciamento luxemburgo falou o óbvio, que é culpado pela situação?? è lógico que é o mesmo e seus comandados, não deixando de citar a sua imensa comissão técnica...ou será que vamos colocar a culpa no papai noel, no coelhinho da pascoa, brincadeira né...O luxa tá pensando que é dono do GALO, não é ele quem decide se vai sair ou não, muito menos o Kalil, e sim a torcida e os resultados...Cadê o Antonio melo preparador fisico? os jogadores do Galo parecem que comeram uma feijoada antes do jogo, coitado do Neto Berola que corre por cinco, seis..Mendez e Obina foram para os jogos sem a recuperação completa, assim é complicado..Agora comentando outro assunto quem lembra do Reinaldo que ficou aqui no Galo tratando o primeiro semestre inteiro no melhor CT do Brasil e o Galo dispensou., fez o gol do guarani contra o menguinho e tb quem lembra do Jael que veio como promessa do Criciúma e o GALO dispensou, fez três gols no último jogo do Bahia..Estou achando que o Atlético deveria mudar o nome para CAM-CLUBE ATLÉTICO DE MERCENÁRIOS, pela conduta de Diego Souza, Fábio Costa, Ricardinho, Leandro, Tardelli e Cia.. Que jogo quarta heim..GOIÁS E GALO, mas sem leão...será que sai alguma coisa...Saudações alvinegras!!!

    ResponderExcluir
  8. Marcelo Ceceu e Guilherme31 de agosto de 2010 às 15:26

    Ê Galo! Depois dessa oreiada acho bom mostrar serviço! A Júlia tá chamando na responsa, hein!! E dessa vêz nao tem desculpa nããão!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! É bem isso mesmo. O bom é que o Luxa já mandou 3 pro time reserva. Acho que um chá-de-banco é um bom susto nessa galera. Vc escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  10. é agora ou o bicho vai pegar.
    ou emenda 3 vitórias seguidas, ou pode pegar a calculadora!!!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texo, Julia!
    Me lembrou um texto de um amigo, que é Palmeirense, mas falava sobre o Galo. Sobre essa mania de por a culpa no detalhe, na desatenção: "Por que será que de uma hora pra outra, ser desatento passou a ser válido para justificar uma merda? Está liberado pro cara, em qualquer que seja a sua profissão, ser desatento? Porque eu acho muito mais aceitável que o outro time tenho suplantado o meu através da própria competência do que dizer que eu fui DESATENTO. Foi só uma desatenção, um detalhe..."

    Né?

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto! Mas as "justificativas" do Luxa nem sempre foram de fato "desculpas". As contusões de Mendez(ainda no Equador), Obina(Fez falta nas decisões contra o Santos e desde o início do Brasileiro), Daniel Carvalho(jogador diferenciado e titularíssimo), Fernandinho(aposta do Luxa para assumir a titularidade), Leandro(o reserva imediato desse último) e ainda as adaptações de Berola, Bueno, Macedo, Rafael Cruz(que também veio com 'defeito'), Réver, Fábio Costa(ficou 1 ano sem jogar), etc. Aí vem as perguntas: "Por que o Luxa desmontou o elenco inteiro?"..."Por que o Luxa mandou o Correa e o Jonilson embora?" As respostas: Com aquele elenco fraco montado pelo Roth não chegariamos a NENHUMA CONQUISTA, e Correa não ficou porque pediu muito mais do que merecia um jogador que fatalmente seria reserva, e a renovação do Jonilson foi solicitada pelo Luxa junto ao Kalil, mas o jogador já havia acertado com o Goiás, provavelmente sabia também que seria 3° reserva, já que Maldonado era alvo de Luxa e Zé Luiz naturalmente seria seu reserva imediato. Luxa tem culpa sim por esse momento, mas não é o maior culpado como muitos estão pregando. Vanderlei Luxemburgo ainda é o melhor do Brasil e merece respeito, e na minha opinião, quem pensa no bem do GALO e principalmente quer um futuro próximo de GRANDES CONQUISTAS não pode querer a demissão desse profissional. Muitos falam que apoia o Kalil e não o Luxa. Mas apoiar o Kalil como? Indo CONTRA suas decisões? Isso não é apoiar e sim exigir que o presidente que tanto fez pelo GALO faça o que "meros torcedores" ACHAM que é melhor. Quem somos nós para querer saber mais que Kalil, Luxa e Maluf??? Mas respeito sua opinião, Júlia. Abs.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom texto !!!!!! a partir do momento que todos assumam suas responsabilidades e se doem para conseguirem o resultado o galo sairá dessa situação rapidamente. Gustavo

    ResponderExcluir
  14. Cada dia melhor seus textos julinhaa parabens ! ... e o Galo , aff, só espero q melhore ... rsrsrs
    e essas desclpas, ja enxeram, nem ouço mais coletiva....é sempre a msm coisa ...¬¬ rsrs

    Saudaçoes !!!

    ResponderExcluir