Ok, ok.. Sei que forcei a barra agora. Mas é que têm sido tão surreais as oportunidades perdidas de gols que não sei mais ao que me apegar. É isso, ou vou apelar para “pães com manteiga”. O que vocês preferem?
Nos últimos 5 jogos, marcamos apenas 4 gols! É muito pouco para quem quer chegar - e
permanecer - nas primeiras posições da tabela e tentar, pelo menos, disputar a pré-Libertadores. Uma olhadinha rápida para o topo dessa mesma tabela e veremos o líder da competição balançando as redes adversárias 12 vezes nas mesmas 5 rodadas. Já estamos “carecas” de saber que saldo de gols é critério de desempate e, inclusive, é o que nos coloca na sexta posição neste momento. Já que temos o mesmo número de pontos que o 7° colocado, o todo “poderoso” Ceará. Então, é chover no molhado falar da importância de não se perder "gols feitos", como nossos homens de área têm teimado em fazer nas últimas partidas. Eu me lembro bem do campeonato do ano passado onde, ainda na última rodada, 4 times (Flamengo, Internacional, São Paulo e Palmeiras) tinham chances de se sagrarem campeões, contando com uma combinação de resultados e o bendito saldo de gols.
Goleada é bom e todo mundo gosta. Mas a questão central aqui não é essa. E sim, a necessidade de se cometer menos “sacrilégios” – como aquele gol perdido pelo Wellingol, no cruzamento de Robert, contra o Corinthians. Acho que não é pedir demais não perder tantas oportunidades de matar logo o jogo, em vez de matar a China Azul do coração - como quase aconteceu com esta que vos escreve, no jogo contra o Alvinegro Paulista. O Cruzeiro tem apresentado um bom volume de jogo – excelente na partida contra o Vasco – os jogadores têm tido a tão pedida raça, estão gastando sem dó o fôlego (Montillo que o diga), a defesa tem mostrado serviço, a criação vem funcionando e as bolas têm chegado. Então, por que temos pecado tanto nas finalizações? Temos aumentado, consideravelmente, a eficiência nos jogos. Mas e aí? E a eficácia, Cruzeiro? A bola na rede, cadê? Será falta de capricho, como disse Fabrício? E olha que esse tem propriedade, hein? Só ele desperdiçou CINCO finalizações na partida contra o Vasco. Ou seria, segundo Cuca, culpa da falta de inspiração?
Quando necessário, eu jogo no time daqueles que acreditam que se meio gol garantir 3 pontinhos, tá valendo. Mas isso é pensamento para quem está com elenco limitado e no sufoco. O que não é, nem de longe, a realidade do Cruzeiro. No último jogo vimos mais um placar magro e 2 pontinhos preciosos perdidos. E não me venham com o tal blá blá blá de jogo fora de casa, de Vasco ser uma boa equipe e etc. A vitória era nossa e deixamos escapar.
É óbvio que os pontos, ao fim de cada partida, são sempre o objetivo maior em um campeonato de pontos corridos. Com placar magro ou goleando, engordar o número de pontos é o que importa. Mas eu não quero “apenas” a classificação para a Libertadores. Isso não dá nenhuma taça, ou dá? Acho que todo Cruzeirense já está farto de chegar, chegar e não levar. Eu não quero colocar a carroça na frente dos bois ao falar de Libertadores, cada coisa a seu tempo, eu sei. E ainda temos 55% do campeonato pela frente e muita coisa pode e vai acontecer. Mas eu sou beeeem pé no chão e o Fluminense já tem uma boa vantagem e, apesar de não ter nada de muito espetacular, está muito “certinho”, regular. Dificilmente as coisas vão desandar por lá (vou adorar queimar a língua/dedos). E é agora, no Campeonato Brasileiro, a hora de acertar o pé, a cabeça, a barriga, o ombro, o joelho, a canela e botar a bola pra dentro rede. E, então, chegar "ensaiadinho" na maior competição das Américas.
Pretendo sempre, ao final de cada post, passar a bola para vocês aí nos comentários com algum questionamento. Então, aí vai: Vocês acham que Wellingol e Thiago Ribeiro – o artilheiro das Américas - têm sido "sacrificados" pelo esquema de Cuca? Esquema esse que está, ao meu ver, em ‘função’ de Montillo? Vide WP, que tem voltado pra ajudar na marcação e deixar nosso Pirata Azul livre. (Lembram do T.R contra o São Paulo? Achei que tivesse virado Zagueiro)
Saudações Celestes!
* Gostaria de avisar que esta colunista está de férias e que, graças ao sol na moleira, o texto pode ter ficado um pouco “prejudicado”. Conto com a compreensão de vocês.
respondendo a pergunta, acho que sim. parece que por causa desse recuo ai do wp, a referencia do time la na frente fica um pouco perdida e o contraataque menos eficiente.
ResponderExcluirTb tenho fome de gols, Suéllen! Esse não é o Cruzeiro que eu conheço. Contra o Flamengo, o time perdeu gols feitos. WP9 e TR11 não são mais os mesmos. Não sei se por causa do esquema de Cuca. Será? Acho que o futebol é feito de fases...e infelizmente, os dois atacantes estão vivendo uma fase nada boa.
ResponderExcluirApesar de não considerar o Cuca ideal para o Cruzeiro, não colocaria toda culpa encima dele.
ResponderExcluirO WP não é um artilheiro nato,o TR também não é uma unanimidade...
Acho que falta mesmo é um matador ao Cruzeiro!
Abraços e boas férias!
Entre WP9 e TR11 falta um camisa 10, um craque que seja oportuno, que chegue rápido na área adversária e os surpreenda. Infelizmente alguns jogadores parecem entrar em campo apenas para serem cones. Quero uma solução milagrosa, quero ver meu time coeso e arriscando jogadas espetaculares, quero matar essa fome de gol. Por favorrr saiam da dieta!
ResponderExcluirribeiro e paulista ja nao sao la essa brastemp toda, ainda o cuca me traz wallyson e robert. ai fica dificil mesmo fazer gol.
ResponderExcluirAno passado o Cruzeiro teve uma média de 1,5gol/partida (58gols em 38jogos). Agora em 2010, caiu para 1gol/jogo, são 18 gols em 17 partidas.
ResponderExcluirTeve a perda do Kléber, claro, mas mesmo assim, na temporada anterior, ele ficou atrás do Wellington Paulista e Thiago Ribeiro na artilharia. Porém, hoje o Cruzeiro tem um jogador para municiar o ataque com qualidade superior ao ano passado; Montillo, como já ressaltado no texto.
Dentre os times que postulam o G4, o Cruzeiro tem o 'pior' ataque. Logo atrás vem o Inter, com 22 gols.
Como dizemos no jargão futebolístico, "a bola está precisando entrar mais na casinha".
Parabéns pelo texto!
Sempre um SÚcesso...rsrs...
Gomide
Eu acho o seguinte, o grande problema do Cruzeiro são os atacantes que tem. WP não é atacante para nível do Cruzeiro. Não como titular absoluto.Vejam só: Saiu Kléber Gladiador e entrou WP!! Estão vendo a diferença? Pode ser que o esquema do Cuca esteja prejudicando o WP a fazer gols, mas ele é bastante limitado também. Com relação ao TR acho que ele voltou a não ter confiança no futebol que ele tem. Ele sabe que pode mostrar mais, mas a sua insegurança o derruba. Espero que o Farias entre logo em forma para entrar nesse time ai e fazer gols para alegria da Maior de Minas... Vamos Cruzeirôooo...
ResponderExcluirBacana o texto, Su....
ResponderExcluirNão penso ser o problema o esquema adotado pelo técnico Cuca. Até pq com outros camisas 10, que não se comparam ao Montillo, Ribeiro e Paulista foram artilheiros - o WP no Brasileiro do ano passado e o TR na Libertadores.
Falta mesmo é o time se acostumar mais com o argentino. Aliás, é importante lembrar que o Montillo só fez 4 jogos ainda. Vai render muito mais com a camisa celeste, quando o entrosamento chegar. E pode anotar, pois não vai demorar.
Mas o capricho é importante tb. Vc citou o Ribeiro no jogo contra o São Paulo. Não foi a marcação que o atrapalhou - até pq ele recebeu um lindo passe do Montillo e marcou o segundo do Cruzeiro.
É só esperar que os gols vão chegar. Não sei se em grande proporção. Mas aumentar essa média de um gol que o Léo Gomide disse, disso eu não tenho dúvidas.
Vou nessa e parabéns mais uma vez...
Os torcedores do Cruzeiro tem que entender que para o Cuca 1 a 0 é goleada, ele joga pelo resultado mesmo...Se bem que nesse campeonato de pontos corridos o que vale é a vitória apesar dos gols, se o cruzeiro fizer os três pontos nos jogos certos que mais para frente o saldo de gols não influirá tanto..Abraços!
ResponderExcluirSuéllen,
ResponderExcluira questão de "acertar o pé", é algo aque abrange o mundo todo...infelizmente o futebol no mundo inteiro está carente de um centroavente competente.
Se você analisar a ultima partida do Real Madrid pelo campeonato espanhol, verá que o Real não saiu do 0 x 0 contra o Mallorca pelo mesmo motivo...desperdício absurdo de gols. Isso porque C. Ronaldo e Higuaím, não são jogadores de presença de área (são ótimos segundo-avançado, mas não são centroavantes na minha opinião). Ou seja, não temos atualmente centroavantes com faro para o gol, presença de area, e não é questão de saber chutar para o gol, é simplesmente está no lugar certo, na hora certa, e ter a calma de concluir a jogada (um lençol ao inves de chutar em cima do goleiro, um drible antes de chutar para o gol, etc...).
Na minha opinião, jogadores como Romário e Ronaldo (este gordo como está, faz uma diferença enorme justamente por ter as qualificações que citei acima) não existem mais, pois nas categorias de base não se buscam mais jogadores com esse perfil...infelizmente, aliás na europa nunca existiu, por isso mesmo jogadores que possuem tais características sempre foram procurados aqui no Brasil pelos europeus.
Outro exemplo de desperdício de gols, foi na própria copa do mundo...era só assistir algumas partidas e dava pra ver que as seleções faziam tudo certo, chegava na frente...e nada. Até no amistoso que o Brasil fez contra os EUA...foi triste ver tantos gols perdidos.
Mas enfim, tomara que possam surgir jogadores que saibam fazer com exímio o que o Brasil sempre fez melhor (como o nosso Pelé fez como nunca ninguem jamais fará...bicicleta, cabeceio, parada no ar, chutava com as duas pernas...era incrível) gols!!
Obs.: me lembrei agora, tem um "jogadorzinho" nanico do barcelona que é o único atualmente que sabe concluir jogadas com perfeição...Messi.
Abraço.