Neste Domingo o Cruzeiro vai enfrentar o Palmeiras do grande técnico Felipão e do Gladiador Kléber, em jogo válido pela 19ª Rodada do Brasileirão.
No retrospecto Geral deste Clássico Nacional, o Palmeiras tem uma pequena vantagem, pois em 73 jogos foram 26 Vitórias Celestes, 19 Empates e 28 Vitórias do Palmeiras.
Já nos confrontos pelo Brasileirão, o Cruzeiro leva a melhor. São 15 vitórias do Cruzeiro, contra 14 do Palmeiras e 11 empates.
Na década de 90 as duas equipes se enfrentaram em momentos decisivos, nascendo ai uma grande rivalidade. Em algumas destas grandes histórias o Cruzeiro se deu muito bem, mas em outras o Palmeiras levou a melhor.
Quando entrei para o time do MGFC relatei a minha história de Amor pelo Cruzeiro no jogo da final da Copa do Brasil de 1996. Mas como estamos falando de Brasileirão, um jogo histórico marcou este confronto quando o campeonato Brasileiro ainda era disputado no Mata-mata.
Este jogo foi disputado nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1998. O regulamento dizia que, se em dois jogos os times ficassem empatados, teria que ser realizado outro jogo na casa do time que tivesse ficado melhor colocado na fase de classificação. E foi isso que aconteceu. O Cruzeiro venceu o primeiro jogo por 2 a 1 no Mineirão e no segundo jogo o Palmeiras venceu com mesmo placar, no Parque Antártica. Na época o técnico do Palmeiras também era Felipão.
O terceiro e decisivo jogo, foi disputado no Parque Antártica no dia 26 de novembro de 1998. O Cruzeiro fez 2 a 0 no primeiro tempo, com dois gols de Marcelo Ramos. Mas como dizem por aí que o placar de 2 a 0 é perigoso, o Cruzeiro mostrou que isso é verdade, pois logo no início do segundo tempo, o Palmeiras fez dois gols e empataram a partida com gols de Almir e Paulo Nunes. Com esse resultado, a classificação ficava com o Palmeiras que havia ficado em colocação melhor na tabela.
Mas o Cruzeiro tinha Fábio Jr que era um grande matador. Aos 43 minutos do segundo tempo, Muller cruzou rasteiro para Fábio Jr fazer o gol da Classificação Celeste.
Foi um balde de água fria na imprensa Paulista que queria ver 4 times de São Paulo disputando as semi-finais.
Mas o Cruzeiro não quis saber de conversa e venceu o Palmeiras. Neste ano o Cruzeiro foi vice-campeão Brasileiro.
Vejam o vídeo desse jogão histórico.
Apesar do Palmeiras não estar em um momento muito bom, espero um jogo bastante disputado principalmente pela rivalidade criada ao longo desses anos.
Vamos Cruzeirooo!
Grande Abraço a todos.
Comente