img-feed img-feed-email

A batalha épica da Libertadores 1976: Cruzeiro 5 x 4 Inter


O Cruzeiro classificou-se para a Libertadores de 1976 na vitória de 3×2 sobre o Santa Cruz no jogo único pela semifinal do Campeonato Brasileiro, em 07 de Dezembro de 75, no Recife.

O gol de Palhinha aos 46 do 2º tempo, garantiu não só a presença na final como também a terceira participação do clube no torneio sul-americano, a segunda consecutiva.


O calendário cruzeirense de 1976 começou em 18 de Janeiro, pra disputar a 1º partida da decisão da Taça Minas Gerais, contra o Atlético-MG, que ficou com o título, que valia um ponto extra no quadrangular final do Mineiro de 1975.


Jair Ventura Filho, o Jairzinho, 33 anos, contratado no início daquele ano, já treinava na Toca da Raposa.
No quadrangular final do Mineiro de 1975 (foi disputado no início de 1976), o Cruzeiro passou por cima de todos os adversários, venceu a Caldense, derrotou o América duas vezes por 2×1, e o Atlético, com um duplo 1×0, conquistando o tetra campeonato mineiro.


Pela fase de grupos da Libertadores, os brasileiros (Cruzeiro e Inter) ficaram no Grupo 3 com os paraguaios Olímpia e Sportivo Luqueño. Apenas o 1º colocado avançava para as semifinais.


Em 07 de Março de 1976, Cruzeiro e Inter fizeram uma partida épica, descrita por muitos como a melhor partida do Mineirão, marcado especialmente pela ofensividade das duas equipes.


De um lado, Raul, Nelinho, Zé Carlos, Jairzinho, Palhinha, Joãozinho e Zezé Moreira. Do outro, Manga, Figueroa, Falcão, Valdomiro, Lula e Rubens Minelli.


Lances capitais do jogo que virou lenda:
· 01 – Darci Menezes falha, Escurinho chuta, Raul Plassmann defende.
· 03 – Joãozinho cruza, Palhinha se antecipa a Figueroa e toca por baixo de Manga. Cruzeiro, 1×0.
· 10 – Nelinho lança da defesa, Figueroa mata no peito, a bola escapa, Palhinha vem por trás e toca para o gol. Cruzeiro, 2×0.
·14 – Lula recebe de Caçapava na intermediária e dispara um petardo indefensável. Inter, 2×1.
· 21 – Joãozinho intercepta passe de Figueroa para Cláudio, avança até a entrada da pequena área, aplica um drible desconcertante em Figueroa e fuzila Manga. Cruzeiro, 3×1.
· 25 – Jairzinho perde boa chance de gol.
· 32 – Figueroa chuta uma bola no travessão.
·39 – Lula recebe, vai ao fundo, aplica uma caneta em Morais e cruza para Valdomiro ajeitar e bater rasteiro sem chance para Raul.Inter, 3×2.
· 06 – Falcão lança Valdomiro, que cruza, Zé Carlos tenta cortar e manda contra o próprio gol. Inter, 3×3.
· 12 – Palhinha acerta cotovelada em Figueroa e é expulso.
·18 – Joãozinho e Jairzinho pressionam Caçapava, Jairzinho fica com a bola, avança e na entrada da área rola para Joãozinho, que de pé direito joga no ângulo oposto de Manga. Cruzeiro, 4×3.
· 23 – Raul defende cabeçada a queima-roupa de Escurinho.
· 25 – Vacaria cruza da esquerda, Escurinho desvia de cabeça para o meio da área e Ramon completa para o gol, também de cabeça.Inter, 4×4.
· 35 – Eduardo dribla dois e solta uma bomba, Manga defende para escanteio.
· 40 – Joãozinho avança, dribla Valdir e é derrubado. Pênalti que Nelinho cobra com violência, deslocando Manga. Cruzeiro, 5×4.
· 45 – Joãozinho dribla dois, chuta por cobertura e Manga desvia para escanteio.
Joãozinho foi o grande nome do jogo. Fez dois gols, deu o passe para outro e sofreu o pênalti que resultou no 5º gol.
Depois do jogo, cartolas do Inter denunciaram que o Cruzeiro havia comprado o Juiz. Tudo porque, ao pagar o trio de arbitragem, obrigação do clube mandante, Carmine Furletti dispensou o troco, coisa de US$50.00.
Depois do jogo, Zé Carlos Bernardo foi claro:
· “Nunca tinha jogado uma partida como esta. Foi emoção demais.”
Em depoimento à Revista do Cruzeiro, duas décadas depois, Osvaldo Faria, comentarista da Rádio Itatiaia, disse:
· “Foi dramático. Era lá e cá. Uma loucura como nunca vi igual no Mineirão.”
Em sua coluna de televisão em O Globo, Arthur da Távola, comentaria, três dias depois do jogo:
· “A plenitude daqueles 90 minutos pôde ser vivida no momento em que ocorreu, pois o desfecho não era sabido até o fim da partida. Mesmo assim, apelo daqui à TV Tupi, programe aquele jogo como atração especial um dia desses. É obra de arte. Raras vezes o futebol brasileiro viveu instantes tão maravilhosos. Cruzeiro 5, Internacional 4, teve a eternidade das grandes batalhas. Daquelas que entram na história pela soma das virtudes tornadas encantamento.”
Links:
· Gols do jogo, na transmissão da TV Cultura/SP:
· Jogos Para Sempre, produção do Sportv, com participação de Nelinho, Lô Borges e Cláudio, dividido em 6 partes. (link da 1ª parte; para as demais pesquisar ‘Jogos Para Sempre – Cruzeiro 5×4’).
· Vídeo da RBS, emissora gaúcha, com comentários de Cláudio Duarte e Vacaria, que atuaram na partida e do jornalista Ruy Carlos Ostermann, entremeados por fotos do jogo. Tem erros factuais, mas vale a pena por mostrar a visão do adversário.


Pra cima deles. Cruzeiro até morrer.


Fontes: Wikipedia e Cruzeiro.org

Brasileirão 2010 - Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão
 
▲ TOPO ▲
BlogBlogs.Com.Br