Você está em: Home » Arquivos de agosto 2010
Vesti Azul
Vesti Azul
Wilson Simonal
Enquanto pôde, a Desculpa assumiu uma Culpa que não era dela.

"Em um momento de dificuldades não adianta direcionar as coisas. Todos têm de assumir a responsabilidade, nós colocamos o Atlético nesta situação", afirmou Ricardinho, que pediu mais trabalho para recuperar a equipe. "Temos de trabalhar para reverter isso, não temos mais desculpas para dar".
Desculpa: Ação de desculpar ou de se desculpar. Razão ou motivo para atenuar ou eximir da culpa; justificativa. Escusa; pretexto. Indulgência, perdão.
Culpa: Ato ou omissão repreensível ou criminosa; falta voluntária, delito, crime. Responsabilidade por semelhante ato.
Em ordem contrária, Vanderlei Luxemburgo declara ser culpado junto aos jogadores por essa fase lamentável que vive o nosso time do coração. Defino como ordem contrária, pois viemos escutando “desculpas” esfarrapadas ou fundamentadas desde o início do Campeonato Brasileiro sem que seja em hora alguma, indicado um responsável que assumisse a culpa e assim ressarcisse o Clube Atlético Mineiro pelos péssimos resultados. Por que no Campeonato Mineiro a defesa, por exemplo, (hoje considerada a mais vazada) já mostrava a necessidade de melhora no elenco e estratégia. Mas o troféu de Campeão Estadual 2010 parece ter mascarado muita coisa no time do Galo, inclusive bons jogadores.
Enquanto pôde, a Desculpa assumiu uma Culpa que não era dela.
A desculpa inicial foi o entrosamento insuficiente em uma equipe nova sendo testada
Escutamos também após recorrentes derrotas que a arbitragem foi um adversário a mais
Reforma do Mineirão. “É o maior problema que o futebol mineiro está enfrentando. Nunca jogamos
Diante dessa saraivada de desculpas para as desastrosas partidas, Luxemburgo assume a culpa junto aos jogadores pela situação crítica em que colocaram o Clube Atlético Mineiro. Parece ser um primeiro passo à recuperação, mas pode ser também a continuação dos largos passos em direção à temerosa segunda divisão. Mais uma vez quem define o destino do Galo não é o entrosamento falho, ou a arbitragem injusta e muito menos a reforma do Mineirão. Enfim foi dado nome aos bois e esses mesmos que o afundaram em lástimas, que tenham a hombridade de recuperar a integridade do Clube Atlético Mineiro que foi lesada por profissionais que não entenderam o significado dessa instituição para nós atleticanos.
Sugiro que antes de saírem de casa em direção ao CT do Galo para os treinamentos diários, leiam com atenção, a mesma atenção que destinaram ao assinar o contrato com o Galo, leiam o nosso hino. Para que vocês possam identificar a empresa a qual vocês prestam serviço. E assim serem justos aos salários e à torcida que mesmo suportando toda essa crise, não merece nenhum dia de sua vida presenciar o futebol preguiçoso que tem visto nessa temporada.
Futebol é a nossa Cultura, o Galo a minha paixão!
"Eu quero ver gol..."
Ok, ok.. Sei que forcei a barra agora. Mas é que têm sido tão surreais as oportunidades perdidas de gols que não sei mais ao que me apegar. É isso, ou vou apelar para “pães com manteiga”. O que vocês preferem?
Nos últimos 5 jogos, marcamos apenas 4 gols! É muito pouco para quem quer chegar - e permanecer - nas primeiras posições da tabela e tentar, pelo menos, disputar a pré-Libertadores. Uma olhadinha rápida para o topo dessa mesma tabela e veremos o líder da competição balançando as redes adversárias 12 vezes nas mesmas 5 rodadas. Já estamos “carecas” de saber que saldo de gols é critério de desempate e, inclusive, é o que nos coloca na sexta posição neste momento. Já que temos o mesmo número de pontos que o 7° colocado, o todo “poderoso” Ceará. Então, é chover no molhado falar da importância de não se perder "gols feitos", como nossos homens de área têm teimado em fazer nas últimas partidas. Eu me lembro bem do campeonato do ano passado onde, ainda na última rodada, 4 times (Flamengo, Internacional, São Paulo e Palmeiras) tinham chances de se sagrarem campeões, contando com uma combinação de resultados e o bendito saldo de gols.
Goleada é bom e todo mundo gosta. Mas a questão central aqui não é essa. E sim, a necessidade de se cometer menos “sacrilégios” – como aquele gol perdido pelo Wellingol, no cruzamento de Robert, contra o Corinthians. Acho que não é pedir demais não perder tantas oportunidades de matar logo o jogo, em vez de matar a China Azul do coração - como quase aconteceu com esta que vos escreve, no jogo contra o Alvinegro Paulista. O Cruzeiro tem apresentado um bom volume de jogo – excelente na partida contra o Vasco – os jogadores têm tido a tão pedida raça, estão gastando sem dó o fôlego (Montillo que o diga), a defesa tem mostrado serviço, a criação vem funcionando e as bolas têm chegado. Então, por que temos pecado tanto nas finalizações? Temos aumentado, consideravelmente, a eficiência nos jogos. Mas e aí? E a eficácia, Cruzeiro? A bola na rede, cadê? Será falta de capricho, como disse Fabrício? E olha que esse tem propriedade, hein? Só ele desperdiçou CINCO finalizações na partida contra o Vasco. Ou seria, segundo Cuca, culpa da falta de inspiração?
Quando necessário, eu jogo no time daqueles que acreditam que se meio gol garantir 3 pontinhos, tá valendo. Mas isso é pensamento para quem está com elenco limitado e no sufoco. O que não é, nem de longe, a realidade do Cruzeiro. No último jogo vimos mais um placar magro e 2 pontinhos preciosos perdidos. E não me venham com o tal blá blá blá de jogo fora de casa, de Vasco ser uma boa equipe e etc. A vitória era nossa e deixamos escapar.
É óbvio que os pontos, ao fim de cada partida, são sempre o objetivo maior em um campeonato de pontos corridos. Com placar magro ou goleando, engordar o número de pontos é o que importa. Mas eu não quero “apenas” a classificação para a Libertadores. Isso não dá nenhuma taça, ou dá? Acho que todo Cruzeirense já está farto de chegar, chegar e não levar. Eu não quero colocar a carroça na frente dos bois ao falar de Libertadores, cada coisa a seu tempo, eu sei. E ainda temos 55% do campeonato pela frente e muita coisa pode e vai acontecer. Mas eu sou beeeem pé no chão e o Fluminense já tem uma boa vantagem e, apesar de não ter nada de muito espetacular, está muito “certinho”, regular. Dificilmente as coisas vão desandar por lá (vou adorar queimar a língua/dedos). E é agora, no Campeonato Brasileiro, a hora de acertar o pé, a cabeça, a barriga, o ombro, o joelho, a canela e botar a bola pra dentro rede. E, então, chegar "ensaiadinho" na maior competição das Américas.
Pretendo sempre, ao final de cada post, passar a bola para vocês aí nos comentários com algum questionamento. Então, aí vai: Vocês acham que Wellingol e Thiago Ribeiro – o artilheiro das Américas - têm sido "sacrificados" pelo esquema de Cuca? Esquema esse que está, ao meu ver, em ‘função’ de Montillo? Vide WP, que tem voltado pra ajudar na marcação e deixar nosso Pirata Azul livre. (Lembram do T.R contra o São Paulo? Achei que tivesse virado Zagueiro)
Saudações Celestes!
* Gostaria de avisar que esta colunista está de férias e que, graças ao sol na moleira, o texto pode ter ficado um pouco “prejudicado”. Conto com a compreensão de vocês.
Galo x Palmeiras; Luxa x Felipão; Angústia x Desespero!!!



Sexta é dia de Loteca do MGFC

Ontem terminou a 16ª Rodada e nós que respiramos futebol já estamos querendo que venha logo a próxima rodada.
E como hoje é sexta-feira, vou dar os meus Palpites para a Loteca do MGFC!
No sábado dia 28/08, teremos quatro jogos. Vejam abaixo:
- Vasco x Cruzeiro
Palpite: Cruzeiro
- Santos x Goiás
Palpite: Santos
- Internacional x Botafogo
Palpite: Internacional
- Ceará x Grêmio Prudente
Palpite: Empate
No Domingo dia 29/08, mais seis jogos:
- Atlético - MG x Palmeiras
Palpite: Empate
- Corinthians x Vitória
Palpite: Corinthians
- Guarani x Flamengo
Palpite: Guarani
- Fluminense x São Paulo
Palpite: Fluminense
- Atlético - GO x Avaí
Palpite: Avaí
- Atlético - PR x Grêmio
Palpite: Empate
Esses são os meus palpites. E vocês? Concordam comigo? Não? Então comentem e coloquem seus palpites aqui também.
Grande Abraço a todos!
Galo x Flamengo: Lexotan no meio campo e isolamento no ataque

Luxemburgo vai ter de acertar a equipe, é preciso que o Galo chegue com pelo menos 3 jogadores ao ataque, hoje temos Tardelli saindo da área, com mais um jogador aproximando. Quando o time chega na intermediária, temos uma defesa adversária postada com 4 ou mais jogadores e o Galo com 2 jogadores somente. É preciso velocidade e presença de área para que possamos levar perigo. Que apareçam os laterais, assim como: Ricardinho, Mendez e outros jogadores de meio campo.
Destaque positivo para as atuações de Fábio Costa, Lima, Cáceres, Rever (jogou muito), Jataí e a boa estréia do garoto Eron.
Agora é esperar que na partida contra o Palmeiras, o Galo possa mostrar um futebol menos apático e conquiste os 3 tão necessários pontos.
Abraço a todos e Vamos Galo!
Com muita raça o Cruzeiro vence o Corinthians
Galo X Flamengo: “Se gritar pega ladrão...”

Desabafo!

Há semanas o assunto é o mesmo; CRISE NO GALO! Não ter e não saber o que falar, uma vez que assumi esse compromisso com vocês torcedores/leitores é definitivamente frustrante pra mim. Parece até melancolismo dividir isso com vocês, mas só estou o fazendo agora por que conversei com alguns atleticanos, e até torcedores de outros times e me deram razão para que a inspiração estivesse fraca.
Quem é atleticano está enjoado de escutar as mesmas respostas, as mesmas promessas e até o mesmo incentivo vindo de todos os cantos sem RESULTADO. Eu tinha escrito um texto na segunda-feira completamente de "cabeça-quente", imagina-se então que o produto final foi tão bom quanto o desempenho do Galo no último jogo. Daí, não tive coragem de postar por que tenho consciência de que vocês leitores, não tem participação nenhuma no mau humor da colunista.
Porém, também não acho que por isso eu não deva uma resposta a quem me acompanha aqui no blog. E pensando nessa responsabilidade que tenho com vocês, associei num súbito momento de desespero por estar atrasada com a minha coluna, a responsabilidade do Galo para com quem o acompanha.
Uma vez que vocês já me conhecem, apreciam o meu trabalho/lazer e esperam por ele toda semana, o mínimo que eu deveria fazer por vocês que me mantém aqui no time do MG Futebol Clube é reconhecer esse carinho escrevendo minha coluna pontualmente. (Desculpem, estou atrasada mesmo!) Enquanto o Galo como time tem uma das maiores e mais bonitas torcidas do Brasil, que o acompanha pelos quatro cantos do país em estádios, tem a maior venda de Pay per View do estado de Minas Gerais, vem faltando com sua maior colaboradora.
Eu poderia ter postado o texto de segunda-feira o qual eu cornetava o Clube Atlético Mineiro "de cima em baixo", mas não é o caráter da minha escrita e estou ciente de que nada adianta. Apenas postaria aqui mais um texto, de vários que li reafirmando a péssima fase e minha indignação.
O resultado disso seriam comentários tão preguiçosos como o meu texto e o dever de escrever toda semana estaria cumprido. Bem "pros cocos" se diria, mas estaria. Pensando assim, em escrever de qualquer jeito, eu perderia o prazer de escrever e ainda por cima perderia o prazer do leitor em ler o que escrevo.
Enfim, percebo que minha coluna hoje é um desabafo geral, né?! (risos) Queria muito escrever em outro tom, um tom mais alegre, com palavras esperançosas e de exaltação ao meu "primeiro e último amor", mas hoje não foi possível. Lamento o episódio, mas não deixaria vocês sem minha opinião porque o que me incentiva a escrever hoje além do meu coração partido é o reconhecimento que venho tendo desde que aqui tornei pública minha opinião.
Encerro afirmando que continuo tão atleticana, ou mais como no post anterior, e estarei com o Galo em todos os dias de minha vida. Amanhã tem jogo importante, e eu estarei mais uma vez com o fone no ouvido durante a aula, e torcendo sempre para que o nosso Glorioso volte a vencer e dar alegria à essa torcedora que está desolada com os últimos capítulos dessa novela.
Futebol é a nossa Cultura, o Galo a minha paixão ETERNA!
p.s. Não posso deixar de agradecer ao Gustavo Toledo que sempre me incentivou à escrever aqui, e mais uma vez esteve ao meu lado me orientando à escrever o que se passava no meu coração alvi-negro.
Cruzeirense, muito prazer!

A história de uma nação Alvi Negra: 1908 A 1915



Opressão, opção ou convencimento

Há alguns anos atrás, quando tinha por volta dos meus dez (10) anos, meu saudoso Pai me disse: “Filho, você pode escolher o time que quiser para torcer. Se for o América, pode sair do castigo!!!
Assim, tornei-me um Americano ferrenho desde a infância, “opção” que carrego com orgulho até os dias atuais.
Iniciante na sofrida prática de torcedor, passei a acompanhar o “Deca” Campeão, e por várias vezes me vi dividido entre outros clubes que me fascinavam, dentre eles, Siderúrgica, Vila Nova, Metaluzina, Valeridoce, etc.
Sempre acompanhado de meu Pai e meu Padrinho passei a freqüentar o “Independência”, palco de memoráveis jogos, que me era tão familiar como a casa de meus avós aos domingos.
Iniciei viagens, como por exemplo no velho Estadinho do “O”.
Convivi com bons e maus momentos como torcedor recente, buscando pra mim mesmo o convencimento de que tinha feito uma boa escolha.
Comecei a conhecer grandes ídolos, a apreciar mais e mais aqueles craques de um passado ainda recente em minha memória. Vi Silvestre, Zuca, Cuca, Jair Bala, Neneca, Gilberto, Vanderlei (Fantasminha), Pedro Omar, Juca Show, e tantos outros.
Jogando minha “Bente Altas” nas ruas, tentava reproduzir as grandes jogadas que assistia, as chamadas “canetas”, “chapéu”, “trivelas”, “drible da vaca”, etc.
Passei a freqüentar a bucólica “ALAMEDA”, onde hoje se instalou um grande Supermercado. Larguei a “Bente Altas” e entrei para o futebol de salão, hoje “Futsal”, e conheci Maleta, Eduardo “rabo de vaca”, Cássio e Roberto “Batata”, (estes dois últimos já falecidos) que se tornaram destaques no Futebol de Campo.
Torci, gritei e comemorei o Campeonato Mineiro de 1971, de forma invicta e tive a certeza que fizera uma grande opção, convencido e orgulhoso da minha grande escolha.
Hoje, menos radiante, é verdade, mas não menos orgulhoso, acompanho o meu querido “Alvi Verde”, e como Zeca Pagodinho “deixo a vida me levar...”
Chequei e espero ficar, participando sempre da vida do “Mecão”, o eterno “Deca”, dando minhas pitacas e revivendo sentimentos inesquecíveis.
Então aqui vamos nós:
Acabamos de ingressar no “G-
A última vez que me lembro de Fábio Júnior ter feito três (03) gols numa mesma partida foi contra o Atlético, jogando pelo Cruzeiro, o que fez gerar uma grande negociação para o Exterior.
Será que ocorrerá o mesmo!!!
Vamos embalados para a Bahia, e hoje espero uma outra boa exibição. Um pontinho no empate já satisfaz.
E aqui vai a última de hoje “Dudu esqueça que seu apelido é Pitbull e pare de dar porrada!!!”. Joga bola, cara!!!
Musa do Brasileirão: Helena Di Filippis - Cruzeiro