img-feed img-feed-email

Nós somos Campeões dos Campeões!!!



Para quem gosta de histórias, para quem não conhece a história, para quem não sabe o porque do ''nós somos campeões dos campeões'' no hino do Galo, e para todos os Atleticanos: Valorizem TODAS as conquistas do Atlético.

Quando o Atlético foi Campeão dos Campeões de 1937, os grandes clubes brasileiros já comandavam o futebol de seus estados. Na época, o futebol era totalmente regionalizado e os confrontos entre os clubes de estados diferentes aconteciam somente em excursões de pré-temporada, como as dos times do Rio de Janeiro, que vinham a Belo Horizonte e depois de ganhar o primeiro jogo contra o América ou o Palestra, perdiam o jogo seguinte para o Atlético, que desde então é chamado de “vingador”.

A Copa dos Campeões de 1937 foi a primeira competição NACIONAL e OFICIAL do Brasil.
Esta competição é equivalente a Taça Brasil e ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa e foi organizada na época pela FBF (Federação Brasileira de Futebol).

A Copa dos Campeões reuniu os campeões estaduais de 1936 de Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Um detalhe interessante é que, na época, a cidade do Rio de Janeiro formava o Distrito Federal e era separada do restante do estado do Rio, cuja capital era Niterói.

CLUBES PARTICIPANTES: O Campeonato Brasileiro de 1937 foi disputado por Atlético (MG), Fluminense (RJ), Portuguesa (SP), Rio Branco (ES) e Alliança, campeão Fluminense. Lembrando que, o Fluminense foi campeão do Estado da Guanabara. Os Campeões de Minas, Rio e São Paulo já entraram na fase final. Os times do Alliança e a Liga de Sports da Marinha fizeram um jogo eliminatório na cidade de Campos, sendo o primeiro vencedor do jogo. Depois, disputou mais uma eliminatória contra o Rio Branco. Este último venceu a partida e teve o direito de se juntar aos outros três campeões na fase final do III Campeonato Brasileiro da F.B.F. (o primeiro disputado por Clubes, já que os outros dois foram jogados pelas Seleções Estaduais.

REGULAMENTO: O regulamento previa uma fase preliminar em sistema de eliminatória entre os representantes do Estado do Rio - o Alliança F.C., o Campeão da Liga de Sports da Marinha e o Campeão do Espírito Santo, no caso, o Rio Branco. O primeiro jogo preliminar aconteceu entre a Liga de Sports da Marinha e o Alliança F.C., na cidade de Campos - RJ, jogo vencido pela Marinha. Este último seguiu para Vitória, onde enfrentou e perdeu para o Rio Branco, com o time capixaba se classificando para afase final, onde já estavam incluídos os representantes do Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais. A fase final era disputada em jogos de turno e returno, por pontos corridos, com cada vitoria valendo dois pontos.

Na estréia, no Rio de Janeiro no dia 13 de Janeiro, o Atlético sofreu uma goleada do Fluminense por 6 a 0. O primeiro jogo foi na então Capital Federal, o Maravilhoso Rio de Janeiro. Os mineiros ficaram embasbacados com a "Cidade Maravilhosa" e não se concentraram para o jogo. O Resultado; o GALO levou um chocolate do Fluminense; 6X0! E o carioca Kafunga, acostumado com o Rio de Janeiro, uma vez disse:

“Os jogadores ficaram deslumbrados com o Rio de Janeiro, principalmente com as praias. Também pudera, foi naquela viagem que muita gente viu o mar pela primeira vez!"

Na segunda rodada o Atlético, no Espírito Santo, empatou por 1 x 1 com o Rio Branco. Na última rodada do primeiro turno, no dia 24 de Janeiro, o Atlético venceu a Portuguesa por 5 a 0 em Belo Horizonte. Na rodada seguinte, ainda em Minas Gerais, o Atlético vingou-se da goleada sofrida para o Fluminense com uma vitória por 4 a 1. Depois venceu o Rio Branco em Lourdes por 5 x 1 .

Depois de uma semana treinando no Estádio de Lourdes com as arquibancadas lotadas, ao microfone da rádio Guarani, Álvaro Celso Trindade, o popular Badaró, primeiro narrador de futebol de Minas Gerais, animava a torcida e entusiasmava os jogadores. O Atlético seguiu de trem até São Paulo, onde um empate bastava para garantir o título. Em 14 de fevereiro de 1937, o jogo decisivo começou com a Portuguesa abrindo o placar, Paulista empatou para o Atlético, porém, ainda no primeiro tempo, a Portuguesa fez 2x1. O segundo tempo começou com o Atlético arrasador. Alfredo empatou logo no início e o time assumiu o controle da partida, não dando chances ao ataque da Lusa. A torcida da Portuguesa já estava indo embora desiludida quando Guará, o Diabo Loiro, que não passava em branco, marcou um golaço acertando o ângulo depois de girar sobre o zagueiro.

Depois da vitória de 3x2 sobre o campeão Paulista em São Paulo, os jogadores retornaram para Belo Horizonte, onde foram recebidos por uma imensa multidão na Estação Central de Trem, de lá, foram levados nos ombros pela torcida até o estádio de Lourdes, onde a torcida gritava “Nós somos Campeões dos Campeões”.



Time Campeão dos Campeões de 1937: Floriano, Florino, Lola, Bala, Quim, Zezé Procópio, Clóvix, Kafunga, Paulista, Alfredo, Guará, Nicola e Rezende.

Paulista com 8 gols, Guará e Nicola com 3 gols cada, Alfredo com 2 gols e Bazzoni com 1 gol foram os artilheiros do Galo na competição.

Assim o Atlético sagrou-se o primeiro CAMPEÃO BRASILEIRO ou CAMPEÃO DOS CAMPEÕES, título que seria, mais tarde, eternizado no hino do clube.

Fontes: Wikipédia, Web Galo, Galo Digital, Site do Movimento 105, Jornal dos Sports, O Estado de São Paulo, Correio Paulistano, Folha da Manhã e Jornal do Commercio.

Arquivo

Brasileirão 2010 - Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão
 
▲ TOPO ▲
BlogBlogs.Com.Br