img-feed img-feed-email

Galo X Flamengo: “Se gritar pega ladrão...”


Galo e o Flamengo se enfrentarão nesta quinta feira pelo Campeonato Brasileiro. Este é uns dos maiores clássico do Brasil. De um lado, o time mais popular de Minas, do outro o mais popular do Rio. Quando Galo e Flamengo entram em campo para se confrontarem, além dos 22 jogadores, levam para o jogo uma rivalidade de anos de disputas importantes, polêmicas, árbitros vendidos... enfim, muitas histórias para contar.

As histórias destes confrontos dariam vários textos, até mesmo um livro, desta forma escolhi de forma resumida, 2 polêmicas passagens para ilustrar a rivalidade, e fazer relembrar aos que viveram estes jogos, e contar para nova geração, o que se passou naquela década de 80.

Final do Brasileiro de 1980: Na década de 80, Atlético e Flamengo sem dúvida nenhuma tinham os maiores elencos do Brasil, tanto que os dois times eram a base da seleção que disputou a copa de 82. O time do Galo tinha jogadores como: João Leite, Luizinho, Cerezo, Palhinha, Reinado e Éder; o Flamengo contava com: Raul, Júnior, Andrade, Adílio, Zico e Nunes. O Galo, time de tradição, já havia chegado há duas decisões de campeonatos brasileiros, 71 quando foi Campeão e 77; e o Flamengo estava chegando a sua primeira disputa. No primeiro jogo no Mineirão o Galo venceu por 1 x 0, com o Juiz Romoaldo Appi Filho - Da Mãe anulando 2 gols do Galo - começava aí os furtos ao time e a toda nação alvinegra, mas nem o assalto com apito armado, impediu que Éder, Reinaldo e companhia jogassem muita bola e saíssem vitoriosos daquele confronto. No segundo jogo, com o maracanã recebendo um público de 154.355 torcedores, o Flamengo venceu por 3 x 2, mais uma vez o Juiz teve papel de destaque, o Sr. José de Assis Aragão permitiu por todos os 90 minutos jogadas desleais por parte dos jogadores flamenguistas, assim como intimidou jogadores do Galo e inverteu faltas para favorecer o Flamengo. Quando o jogo estava 2 x 1 para o Flamengo, com Reinaldo se arrastando em campo, sentindo uma contusão no joelho, depois de tanta pancada, começou a se ouvir um coro vindo das arquibancadas do Maraca: Bichado! Bichado! Bichado! Mas, mesmo sem a mínima condição de jogo, aos 22 minutos Reinaldo mostrou porque era gênio e Rei do Galo, guardou a bola nos fundos da rede, calando e silenciando uma quantidade significativa de Urubus. Depois do gol, Reinaldo mal conseguindo caminhar, antes de ser substituído, foi expulso por Aragão que alegou cera do jogador, em seguida, Nunes em um contra ataque desempata o jogo dando a vitória e o título ao Flamengo. Lembrando que José de Assis Aragão ainda expulsou Chicão e Palhinha, assim, com 8 jogadores em campo, o Galo perderia seu poder de reação e o Flamengo poderia comemorar o titulo... E seu “serviço” estaria feito.

LIBERTADORES 81 – UM ASSALTO AINDA MAIOR: Pelo Campeonato brasileiro de 80 já falamos sobre “pequenos” furtos, agora vamos falar de assalto de maiores proporções, que dariam inveja ao Sr. Ronald Biggs – protagonista de uns dos maiores roubos do mundo, o assalto ao trem pagador. Neste jogo, o protagonista, como Ronald Biggs, também tinha sobre nome gringo: JOSÉ ROBERTO WRIGHT. O cenário era o seguinte: Galo e Flamengo disputavam uma vaga na próxima fase da Libertadores, já havia ocorrido 2 jogos entre eles, todos dois com placar de 2 X 2, e era necessário uma terceira partida para decidir quem seguiria em frente, obviamente teria de ser em campo neutro, torcida neutra... Tudo para que nada favorecesse nenhum dos dois clubes. A diretoria do Galo só não sabia que o juiz para este jogo não teria neutralidade alguma. O Sr. JOSÉ ROBERTO WRIGHT foi para Goiânia no mesmo vôo da delegação flamenguista, hospedou–se no mesmo hotel, só não vestiu a mesma camisa porque seriam muito óbvias suas intenções. Em campo, os dois times com seus principais jogadores, 11 do lado do Galo e 12 do lado do Flamengo. Aos 20 minutos de jogo em uma falta simples em cima do sempre protegido Zico e sem ter levado nenhum cartão amarelo, o Sr. Biggs, perdão Wright, expulsa Reinaldo. Reinaldo era um jogador diferenciado e que desequilibrava qualquer partida. Pouco tempo depois da expulsão de Reinaldo foi a vez de Éder ser retirado do jogo, pelo simples motivo de na pressa de bater uma falta, esbarrar em Wright. Com a expulsão dos 2 melhores jogadores, e percebendo a má intenção do arbitro, o técnico Carlos Alberto Silva assim como toda comissão técnica invadiram o campo criando um grande tumulto, na confusão WRIGHT expulsou ainda Chicão e Palhinha. Atendendo a Calos Alberto, que vendo o Galo com 4 jogadores a menos, João Leite caiu no gramado reclamando dores, impossibilitando a continuidade do jogo. Depois de alguns dias o Flamengo foi declarado vencedor da partida, chegando a conquistar a libertadores e o mundial de clubes.



Abraço a todos e Vamos Galo!

Obs.: Um abraço para minha esposa JULIETA que é Flamenguista, e vai sofrer um bocado hoje. VAMOS GALO!

Arquivo

Brasileirão 2010 - Série A

Carregando tabela de Central Brasileirão...
Tabela gerada por Central Brasileirão
 
▲ TOPO ▲
BlogBlogs.Com.Br